As vendas do Dia das Mães ficaram abaixo das expectativas dos comerciantes neste ano, com aumento de 3,1% na comparação com a mesma data em 2016, de acordo com levantamento da Câmara dos Dirigente Lojistas (CDL), divulgado nesta quinta-feira (18). A pesquisa da entidade apontava alta prevista em 4,6%.
O levantamento, realizado na terça-feira (16) e quarta-feira (17) com os comerciantes dos principais corredores comerciais da cidade, demonstrou ainda que os setores de calçados e vestuário foram os que mais venderam no Dia das Mães, data mais importante para o varejo, depois do Natal.
A maioria dos consumidores optou por pagar à vista. O resultado reforça indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em âmbito nacional, o volume de vendas parceladas na semana anterior ao Dia das Mães caiu 5,50% em relação ao mesmo período que antecedeu a data comemorativa no ano passado.
A pesquisa realizada pela CDL ouviu 225 consumidores e 100 lojistas entre 28 e 4 de maio em corredores comerciais da Paulista, Centro, Pauliceia, Vila Rezende, Vila Independência, Santa Teresinha, Piracicamirim, Bairro Alto e Vila Sônia e Dois Córregos.
Antes da data, a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba apontava que 86 % dos consumidores entrevistados pretendiam dar presentes no Dia das Mães.
No entanto, o preço dos presentes dados pela maioria dos consumidores não passaria de R$ 60, enquanto 26% pretendiam gastar entre R$ 70 e R$ 100.
A modalidade de pagamento mais utilizada foi o pagamento à vista. Cerca de 85% declararam pagar suas compras dessa forma e 17% a prazo, sendo que 86% utilizaram cartão de crédito.
De acordo com a coordenadora de vendas de uma loja de roupas em Piracicaba, Giseli Soares, a expectativa era de melhora. “O crescimento de vendas vêm desde o ano passado e no sábado vendeu bem”, relatou.
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