Do G1 Piracicaba e Região
Dois policiais militares salvaram uma criança de 10 meses que se engasgou durante amamentação em Piracicaba (SP) neste domingo (13). Segundo a corporação, a equipe da PM fazia o patrulhamento pelo bairro Piracicamirim, quando a mãe da bebê, Potília Gonçalves, gritou por socorro. “A menina já estava desfalecida quando a atendemos. De imediato realizamos a técnica de emergência, conhecida como manobra de Heimlich, para recuperar a respiração dela”, contou o sargento André Casimiro.
A criança passa bem, foi encaminhada para o pronto-socorro do bairro, onde ficou em observação na tarde deste domingo e depois foi liberada. O incidente ocorreu enquanto a mãe, uma jovem de 19 anos, amamentava a bebê na Avenida Dois Córregos.
“Estávamos no momento e no lugar certos. Conseguimos salvar a vida de um ser inocente, um anjinho de apenas 10 meses”, contou emocionado o sargento da PM, que participou da operação de socorro com o cabo Henrique Zavaglia.
Os pais da criança são de Minas Gerais e estão com familiares em um assentamento na cidade. O G1 falou com a mãe da criança, que agradeceu a atitude dos policiais. “Foi um susto, mas agora está tudo bem”, disse.
A corporação da Polícia Militar é treinada para prestar atendimento em situações de emergência como a que ocorreu com a bebê. A manobra de Heimlich é uma técnica em que o socorrista faz compressões abdominais para desobstrução das vias aéreas do paciente.
No caso de bebês, a técnica leva o mesmo nome, mas a ação se diferencia. O socorrista apoia a criança nos braços e dá tapas leves nas costas da criança para que ela consiga expelir o alimento.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA