Piracicaba (SP) teve até esta terça-feira (12) dois casos confirmados de febre maculosa em 2016. Uma das vítimas da doença transmitida pelo carrapato-estrela no ano morreu, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde nesta manhã ao G1. O outro paciente foi curado.
A Prefeitura não divulgou detalhes sobre a morte pela doença e, em nota, informou apenas que os dois casos registrados neste ano (incluindo o que evoluiu a óbito) são de pessoas menores de idade e moradoras do bairro Santa Rita.
Letalidade No ano passado, Piracicaba teve cinco casos confirmados da doença, com quatro mortes, ou seja, 80% de mortalidade. Em 2014, seis pessoas foram infectadas pelo carrapato-estrela e quatro delas morreram. Já em 2013 houve o registro de cinco mortes entre dez pacientes confirmados com a febre maculosa.
No início de março, a Saúde divulgou a informação de que o fim do período de reprodução dos peixes, a piracema, ampliava os riscos de infecção por febre maculosa na cidade. A proibição das pescarias acabou no final de fevereiro.
Alerta A preocupação, segundo a pasta, ocorre devido ao hábito das pessoas de pescar ou realizar atividades de lazer nas áreas próximas aos cursos d’água, também frequentadas por capivaras, principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença.
“Além do Rio Piracicaba, do Córrego do Enxofre e do Ribeirão Piracicamirim, outros pontos de elevado risco para a presença do carrapato são as lagoas do Santa Rita, Unileste, Parque da Rua do Porto e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)”, informou a secretaria na ocasião.
Orientações Também em março, a Prefeitura fez um alerta para que a população, ao procurar uma unidade de saúde com sintomas como febre moderada ou alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas (principalmente na palma da mão e planta dos pés), informe se frequentou algum tipo de região com alta incidência de carrapato, como margens de rios, lagos, ribeirões, pastos ou terrenos com mato.
“O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença, que é fatal. Por isso, é fundamental que as pessoas informem o profissional de saúde se estiveram em um local desses”, afirma a administração em nota. Entre os sintomas da maculosa estão febre alta ou moderada, dores de cabeça, no corpo e manchas pelo corpo.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA