Na hora de escolher um modelo de fogão, algumas dúvidas surgem, e a principal delas é o gasto de energia. Veja agora qual a diferença entre o fogão a gás e o fogão elétrico e como eles podem mudar a conta de luz da sua casa.

fogão elétrico ao lado de um fogão a gás

Fogão a gás

Existem disponíveis no mercado diversos modelos.

1- Acendimento automático nas bocas e no forno

Nestes modelos, há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama e quando é utilizada a luz do forno.

2- Acendimento automático nas bocas, forno e grill

Os fogões destes modelos gastam energia elétrica no momento do acendimento da chama, quando é utilizada a luz do forno e quando é utilizado o grill.

3- Acendimento automático nas bocas, resistência no lugar do queimador a gás no forno e grill

Nestes fogões, há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama nas bocas, quando é utilizada a luz do forno e quando é utilizado a resistência do forno ou o grill.

4- Fogão de forno duplo com acendimento automático nas bocas, e resistência no lugar do queimador a gás e grill

Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama, quando é utilizada a luz do forno e quando é utilizado a resistência do forno superior ou o grill.

Fogão elétrico

Estes fogões apresentam menor variedade, mas ainda assim há diferenças.

1-  Fogão elétrico com resistência

Consomem bastante energia elétrica por conta da resistência incandescente, que é semelhante ao chuveiro elétrico. Ele produz um calor intenso e rápido, mas demora a esfriar depois de desligado. Por isso, pode ser perigoso para quem tem crianças em casa.

2- Fogão elétrico por indução eletromagnética 

Como o nome sugere, este modelo usa eletricidade e magnetismo. Desse modo, cria um campo de atração entre o tampo aquecedor do fogão e o fundo e interior da panela. Ou seja, ele só funciona quando a panela está em cima da sua superfície. Ele esquenta rapidamente e resfria quase no mesmo instante em que é desligado ou depois que a panela é retirada. Também consome muito menos energia.

Resultado

Os fogões elétricos consomem energia durante todo o tempo em que estiverem ligados, ao contrário dos fogões a gás.