Uma ação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) fiscalizou 3 postos de combustíveis em Piracicaba nesta segunda-feira (17). O estabelecimento Ibiza, na Avenida Independência, foi interditado e autuado, conforme o órgão. Um segundo posto foi multado por vazamento na bomba e outro recebeu uma notificação. O valor da penalidade será definido pelo departamento jurídico do Ipem.
A operação, que ocorre em todo estado em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Procon, tenta identificar fraudes quanto a quantidade e qualidade dos produtos comercializados, sonegação de impostos e outras irregularidades que causem prejuízos ao consumidor.
O estabelecimento interditado na Avenida Independência apresentou fornecimento de 1,6 litros a menos combustível a cada 20 litros apresentados na bomba. Segundo o delegado regional do Ipem, Josias Barbosa, a quantidade inferior fornecida é de quase 20% de diferença em relação ao mostrado pelo equipamento. A tolerância é de apenas 0,5%, segundo Barbosa.
“Identificamos alguns chips que não fazem parte da configuração original das bombas e que podem ser fraudes. Fizemos funcionar um desses bicos e constatamos a diferença de quase 2 litros para cada 20 litros abastecidos. Agora vamos apreender essas suspeitas de fraude e fazer uma análise mais detalhada”, afirmou.
De acordo com o delegado regional, a penalidade para os postos flagrados com irregularidades vai de uma simples advertência a uma multa de R$ 1,5 milhão. O valor da punição é determinado pelo departamento jurídico do Ipem, segundo Barbosa.
Posto A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo posto Ibiza, mas ninguém quis comentar as informações dadas pelo Ipem sobre as suspeitas de irregularidade no local.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA