A Prefeitura de Piracicaba (SP) aplicou 100 multas a donos de imóveis onde foram encontrados criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ou que impediram a realização de vistoria de combate à doença. Até a última segunda-feira (19), foram confirmados 3.644 casos de dengue no município. O valor da penalidade é de R$ 900 e pode dobrar em caso de reincidência.
Desde abril de 2015, quando o decreto municipal que permite a entrada compulsória de agentes entrou em vigor, cerca de 360 notificações de prédios abandonados foram enviadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Dono de residência na Vila Monteiro foi multado (Foto: Rodrigo Guidi/ Prefeitura de Piracicaba)
Nesta quarta-feira (21), o coordenador do plano municipal de combate à dengue (PMCD), Sebastião Amaral Campos, localizou criadouros do mosquito Aedes aegypti em um imóvel abandonado na Rua Eça de Queiroz, na Vila Monteiro.
O acesso forçado à residência foi feito depois que o proprietário do imóvel foi notificado e não adotou as providências previstas no decreto municipal 15.751, de 2014. A medida alterou normas da lei que regulariza o trabalho dos agentes. Desde então, quando há impossibilidade de acesso por ausência de pessoas na casa, os profissionais podem invadir a residência com o apoio da Guarda Municipal.
De acordo com Campos, os criadouros serão recolhidos pelas equipes de combate à dengue e os demais, que não podem ser removidos, serão tratados com larvicidas. “Notificaremos novamente o proprietário e exigiremos a limpeza do local”, afirmou.
Além de alguns recipientes como uma caixa de ferramentas aberta, recicláveis e um pedaço de lona, o imóvel continha criadouros fixos como um vaso sanitário a céu aberto, calhas e uma caixa de inspeção. “No vaso sanitário, havia muitas larvas que serão analisadas para saber se são do pernilongo comum ou de Aedes aegypti”, disse o coordenador do CCZ.
Outras duas residências de Piracicaba, na Rua São José, no Centro, e na avenida França, na cidade Jardim, tiveram a entrada compulsória dos agentes de combate à dengue.
Residência da Vila Monteiro foi invadida por agentes do CCZ (Foto: Rodrigo Guidi/ Prefeitura dePiracicaba)
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA