Os argentinos Nicolas Araya e Andrés Vuksanovic, alunos do curso de Desenho Industrial da Universidade de Córdoba, na Argentina, patentearam um protótipo de máquina de lavar ecológica que funciona sem utilizar água. O projeto, chamado de Nimbus, é uma parte do trabalho final de curso da dupla, que conquistou a nota máxima. Visando resolver o problema do consumo excessivo de água, a máquina utiliza apenas dióxido de carbono natural e detergente reciclável e biodegradável.
As peças de roupa são inseridas no tambor da máquina com dióxido de carbono líquido, a mesma substância que faz refrigerantes borbulharem, e são expostas a condições de pressão e temperatura, permitindo a ação do mecanismo de limpeza.
O processo de lavagem dura 30 minutos, e o solvente pode ser recuperado quase que completamente através de um filtro existente na própria máquina. . A percentagem mínima de perda (que representa 0,0038% de líquido por ciclo) é reabastecida por um sistema a cada 45 dias. A Nimbus tem capacidade de 20kg e é feita de materiais 100% recicláveis.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA