Engana-se quem pensa que não é possível usar cortinas e persianas em ambientes úmidos, como a cozinha. Atualmente a tecnologias empregada na fabricação das peças facilitam a manutenção e conhecer sobre o produto é essencial para a escolha correta. Conheça as dicas sugeridas pelo sócio-diretor da Sunfix Proteção Solar e Acabamentos, Wagner Nogueira, para escolher a sua.

Confira 5 dicas de como escolher cortinas e persianas para sua cozinha!

1) Cortinas e persianas, além da privacidade, controle de iluminação e calor, trazem um charme a mais para o ambiente. Por questão de segurança, elas não devem ser instaladas muito próximas ao fogão. Nos casos em que a janela fica sobre o fogão, o ideal é optar pelas persianas em alumínio ou pelas cortinas com tecidos que não propagam a chama em caso de acidente.

2) Por ser uma área úmida e sujeita a gordura, as cortinas rolô são as mais indicadas pela facilidade de sua limpeza, esta linha possui tecidos que podem ser lavados. Mas quem preferir persianas as de alumínio e madeira sintética são boas opções.

3) A limpeza das peças deverá ser feita conforme a necessidade e o ideal é optar por peças que podem ser limpas no local.

4) É preciso cuidar com os produtos utilizados para limpeza e sempre observar as indicações que acompanham as peças. Compostos químicos abrasivos podem danificar o mecanismo, manchar tecidos e até deteriorar as cortinas e persianas.

5) Para minimizar o acúmulo de gordura nas peças o ideal é utilizar uma boa coifa para sucção sobre o fogão e sempre que possível deixar a cozinha bem arejada durante o preparo dos alimentos.