ores claras ajudam a ampliar qualquer cômodo e deixam os espaços muito bonitos. Além de oferecer uma sensação maior de profundidade ao ambiente, isso facilita na hora de decorar, permitindo que sejam usados objetos das mais diversas cores. Trouxemos três banheiros pequenos nos quais foi utilizado esse recurso. Veja o resultado!

Projeto 1: Andrea Del Monaco, São Bernardo do Campo – SP

Conforto em poucos metros

Neste espaço de apenas 5,23m², projetado pela arquiteta Andrea Del Monaco, a pedra, as louças e a marcenaria em cores claras ajudam a ampliar o local. “Elas também proporcionam uma base neutra para que possam ser colocados toalhas e adornos de vários tons, movimentando o quadro monocromático”, comenta a profissional.

Ponto de destaque

Para Andrea, criar um ambiente aconchegante era fundamental. Para isso, ela apostou em um painel com espelho – fazendo com que o ambiente pareça maior – e iluminação embutida, que é funcional e dá um charme a mais ao cantinho. Além disso, a arquiteta utilizou spots pontuais sobre a pia, para facilitar o dia a dia dos moradores, e uma luz central que ilumina todo o banheiro.

Projeto 2: Bordin & Soares Interiores, São Paulo – SP

Clássico: cores claras ajudam a ampliar

Em apenas 3,50m², a arquiteta Gabriela Bordin e a designer de interiores Patrícia Soares, da Bordin & Soares Interiores, elaboraram um banheiro com decoração sofisticada para duas jovens de 16 e 23 anos de idade. A base neutra permitiu ousar na cor da marcenaria abaixo da pia, e a aposta foi o azul Tiffany.

Poupe espaço

Como o ambiente é pequeno, as profissionais contam que optaram pela paleta de cores neutras e por materiais lisos no piso e dentro do box. “Fizemos um nicho dentro da área de banho para os itens necessários e, assim, eliminamos o porta-shampoo convencional, poupando ainda mais espaço”, explicam Gabriela e Raquel.

Projeto 3: Condecorar, São Paulo – SP

banheiro revestido com tijolinhos de metrô

Diferenciado

A arquiteta Raquel Martins de Souza, da Condecorar, projetou este banheiro de 3,50m² com uma proposta industrial, utilizando os tijolinhos de metrô em contraste com o piso de ladrilho. “O rejunte, mais escuro no revestimento branco, quebra um pouco da frieza do material, bem como o ladrilho com desenhos florais, que também ajuda a trazer a sensação de aconchego”, declara Raquel.

Soluções inteligentes

Para que o espaço de banho fosse totalmente aproveitado, a arquiteta optou por embutir o nicho de mármore dentro do box. “A pia também foi trabalhada

no seu tamanho máximo”, completa a profissional. Pensando ainda em ampliar o espaço, Raquel apostou em um espelho acima da pia.