Morar em um espaço pequeno parece impossível? Não para o casal dono deste apartamento em Curitiba. Com um espaço pequeno, as arquitetas Érika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, criaram um ambiente que atendeu todas as necessidades dos moradores sem perder estilo e provou que é possível viver bem e com muito charme em 25m².

Multifuncionais

Os balcões foram projetados para atender várias funções diferentes. É o caso da mesa de jantar, que pode fornecer apoio para a tevê. Os rodízios possibilitam esse tipo de mudança e deixam tudo bem prático. “A característica principal dos balcões é a mobilidade. Eles podem ser levados para fora, por exemplo, para um dia com as amigas”, comentam.

Truques para expandir

Até mesmo os menores espaços ganharam funcionalidade no projeto. “A cama faz parte da marcenaria e aproveitamos o espaço debaixo do colchão para armazenar roupas de cama e banho”, destacam as arquitetas. O armário do quarto ganhou portas de correr para facilitar a visualização das roupas e não atrapalhar a circulação.

Aproveite os espaços e garanta charme em 25m²

O destaque do apartamento fica por conta da cozinha, que foi totalmente otimizada para o espaço reduzido. “Foi tudo minuciosamente projetado, desde o tamanho das gavetas até a altura da pia e do balcão. Os detalhes decorativos ficaram por conta das pastilhas, inseridas por cima do azulejo existente”, afirmam.

cozinha pequena de apartamento integrado

Mais barato!

Os moradores optaram por manter os revestimentos originais instalados pela construtora. A escolha foi feita para baratear o projeto. As pastilhas deram charme à cozinha e foram aplicadas por cima dos azulejos antigos. Isso evitou o quebra-quebra e economizou tempo e dinheiro!

Amadeirado

Para dar mais conforto para um espaço composto por tons claros, as arquitetas usaram o MDF Grigio nos móveis: “Utilizamos a madeira para harmonizar, dar charme e integrar o projeto”.  A estante da sala, que ganhou bastante elegância com os detalhes, criou espaço para os objetos pessoais. “Um móvel inteiro multifuncional que pode guardar calçados, roupas e peças de decoração”, contam as arquitetas.

banheiro pequeno

Banheiro funcional

A marcenaria é destaque também no banheiro. “Os armários sob medida foram essenciais para que o banheiro ficasse prático. Substituímos a cuba original por uma bancada de quartzo, da Silestone, e isso criou espaço para inserirmos o armário. Acima do vaso sanitário, colocamos outro armário para acomodar os objetos pessoais da proprietária”, afirmam Érika e Thalita.