No terceiro dia de saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o movimento das agências da Caixa Econômica Federal em Piracicaba (SP) começou menor em relação aos dois primeiros dias. A quantidade de pessoas na manhã desta segunda-feira (13) era inferior à registrada na sexta (10) e no sábado (11). Na unidade Cidade Alta (Avenida Independência) até sobravam caixas eletrônicos vazios.
A agência da Praça José Bonifácio, no Centro, estava um pouco mais movimentada, mas nada comparado aos dias anteriores. Segundo a assessoria da Caixa, só no primeiro dia 8 mil pessoas foram atendidas na cidade para assuntos relacionados ao FGTS. Não foram divulgados números do sábado (11), mas a expectativa era que a maioria das pessoas que já podem sacar, nascidos em janeiro e fevereiro, comparecesse no banco no segundo dia.
Para a dona de casa Ana Paula Oliveira, de 40 anos, que estava na agência do Centro nesta segunda-feira, o dinheiro das contas inativas rendeu. “Paguei contas, ajudei em casa, arrumei o carro, dei meu dízimo e guardei o resto”, contou. Ela disse que o valor ajudou muito. “Também fiquei tentada a comprar um celular, mas não comprei”, disse. Ela contou ao G1 que parou de trabalhar há cerca de dois anos para cuidar de sua mãe em casa.
Funcionamento Nesta segunda e terça-feira (14) as agências da Caixa vão abrir duas horas mais cedo para atender a demanda do FGTS. Elas funcionam das 8h às 16h.
Quem pode sacar o FGTS? Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho.
O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.
De acordo com o governo, são mais de R$ 43 bilhões parados nessas contas inativas e o governo calcula que, desse total, R$ 34 bilhões serão sacados pelos trabalhadores. Segundo a Caixa, as pessoas que não conseguirem fazer a retirada do dinheiro até 31 de julho não conseguirão fazer o saque em outra data.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA