Geralmente o ser humano passa por quatro fases na vida: infância, adolescência, maturidade e velhice. Muitos chamam a velhice de experiência, outros de terceira idade. Mas afinal quem poderia dizer com toda certeza o que significa ficar maduro e envelhecer? Conheço pessoas que se dizem adultas e na verdade ainda têm atitudes de adolescentes, mas também conheço crianças com atitudes de adultos.
O que será que realmente caracteriza cada ser humano em suas fases da vida?
Observe que o crescimento pessoal depende muito do cachorro que tem atrás de você. Isso mesmo, cachorro, você não leu errado. Se você estiver caminhando pela rua e um cachorrinho de madame como por exemplo, um microtoy, miniatura de animal, começar a latir para você e ameaçar-lhe avançar, com toda certeza primeiro você irá sorrir, depois ficará parado para simplesmente ver que dificilmente ele terá coragem e atitude para lhe atacar. Fato esse que se ocorresse, bastaria você empurrá-lo com seu pé e o problema já estaria resolvido. Agora, imagine no lugar do cachorrinho de madame se fosse o rosnado de um rottweiler, pastor alemão ou um pit bull, com certeza já teria suado frio, o coração disparado e pulado em cima do primeiro muro ou lugar alto que encontrasse, isso se ele já não tivesse lhe tirado um pedaço.
Assim é a vida, quando o cachorro é manso, vamos levando e empurrando com a barriga, os desafios, os momentos difíceis e vivendo da síndrome da “desculpite”, agora se o cachorro é grande, feroz e violento, nossa atitude é sempre muito mais rápida e decidida, pois caso contrário, estaríamos colocando em risco nossa própria vida.
Que pena que em nossas vidas sempre colocamos atrás de nós, pequenos cães, inofensivos e medrosos, como estimulo e desafio para atingir nossas metas.
A triste realidade é que enquanto nos divertimos com os pequenos cães, os anos vão passando a passos gigantescos, diante de nossas vidas. A hora que você acorda, muitas vezes já é tarde. Você não plantou, não planejou, não lutou e com certeza não terá nada para colher, viver ou usufruir.
São os anos que se passam, firmes, decididos, irreversíveis, calculados e conscientes que sua única missão é andar para frente, independente do que ficou para trás, e quem deixou a mercê do tempo.
Envelhecer nada mais é do que ter sabedoria na juventude e na maturidade, pois só assim terás a paz e o sossego de ficar velho somente nos anos e não na mente e nas atitudes de arrependimento.
Aprendi ao longo da vida que existe um ditado que realmente funciona: “ou você faz ou come poeira”. Aprendi que sempre vai valer a pena fazer poeira, pois quem passa o tempo todo só comendo, não sobra espaço se quer para enxergar um palmo à frente do nariz.
Outro fabuloso ditado diz: “enquanto muitos choram outros vendem lenço”.
Como é gostoso saber que a vida só depende de cada um. Deus nos deu o livre arbítrio para imaginar, criar e agir. Cabe somente a cada um de nós trilhar o nosso caminho, definir o nosso futuro, viver a nossa vida tal e qual nós quisermos.
Acredite sempre em Deus, pois tenho absoluta convicção que tudo no mundo pode, se você fizer honestamente a sua parte.
Que você tenha uma semana, lotada de horas, minutos e segundos, e que você tenha a sabedoria e consciência em não desperdiçar nem um segundo se quer, pois um segundo bem vivido poderá definir o resto de sua vida.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA