Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (Aperp) fez um mutirão de limpeza no Rio Piracicaba neste domingo (3). O “Arrastão Ecológico” percorreu 12 quilômetros e recolheu 800 kg de lixo no trecho do rio, que ficaram expostos durante o dia para conscientizar a população da importância de preservar a natureza.
Mutirão retirou 800 kg de lixo do Rio Piracicaba (Foto: Edson Leme/Aperp)
O arrastão começou por volta de 9h saindo da Rampa do Largo dos Pescadores, na região central da cidade, e terminou no mesmo local por volta de meio-dia. A equipe de voluntários usou quatro barcos e três caiaques. No total, 29 pessoas participaram da ação.
Segundo o presidente da Aperp, Edson Leme, foram recolhidos pneus, capacete, televisão, video game, plástico, isopor e até uma cadeira de bebê. “Foram encontrados principalmente muitos pneus. Alguns estavam enterrados na terra e nós ainda não conseguimos retirar tudo, porque ficava difícil mergulhar pra retirar o material.”
Vinte e nove pessoas participaram de ação para retirar lixo do Rio Piracicaba (Foto: Edson Leme/Aperp)
Além da limpeza do rio, uma equipe da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) de Piracicaba estava no local recolhendo pilhas e outras materiais que não podem ser reciclados, e conscientizando a população para não jogar lixo na natureza.
Esse foi o terceiro mutirão realizado pelos voluntários da Aperp, e a ideia, segundo a associação, é realizar o arrastão a cada três meses. Na última edição, foram recolhidos 700 kg de lixo do rio. Todo o material é levado para o aterro sanitário da cidade, onde é feita a separação dos recicláveis.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA