Agora, estamos considerando um estilo de vida instável, em que muitas pessoas na força de trabalho passam mais tempo em casa do que nunca. Com restrições em sair de casa, de repente os espaços em que vivemos assumiram um novo significado. A decoração da casa começa a parecer uma necessidade para configurar um lar para várias pessoas.
O que isso significa para as tendências de decoração? Pode parecer uma questão discutível, mas, de certa forma, será um ponto de referência interessante quando olharmos para trás neste momento. Como é a nossa casa e por quê?
Imagens: Reprodução
Especialistas em design sugerem alguns temas comuns neste momento: interesse pela sustentabilidade, pelo exterior e pela praticidade.
A designer Liz Caan, de Boston, diz que veremos uma tendência de criar um interior acolhedor em termos de conforto e segurança, muito além de apenas preocupações estéticas.
“Estamos aprendendo que vírus e bactérias podem viver em plásticos e alguns metais por mais tempo do que os materiais orgânicos naturais”, diz Caan. “As pessoas se importam menos com manchas e mais com uma vida saudável. Qual é o propósito de ter um sofá coberto por um material que não mancha, mas tem toneladas de germes invisíveis vivendo nele?”
O vice-presidente de estilo da Modsy, Alessandra Wood, diz que a empresa notou um aumento nas compras práticas de móveis no último mês. Devido principalmente à decoração do escritório em casa, indica tendências de compra em um futuro próximo.
“As pessoas procuram peças elegantes e funcionais que possam ser facilmente convertidas nas muitas necessidades que temos em nossos espaços”, diz Wood à Hunker. Caan ecoa essa afirmação, prevendo que veremos mais interesse em peças de móveis que “podem se adaptar ou servir a vários propósitos”.
Isso não significa que ainda não podemos nos divertir um pouco com a decoração – mas pode estar mais dentro da razão. Isso se torna especialmente evidente quando se trata de um escritório em casa. Dayna Isom Johnson, especialista em tendências, diz que cada vez mais clientes estão “procurando maneiras pequenas, mas impactantes, de adicionar um pouco de alegria ao seu espaço”.
Entre 1º de março e 30 de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, um site de móveis registrou um aumento de 523% na pesquisa de decoração ou arte em paredes de escritórios domésticos; um aumento de 39% nas pesquisas de mesa ou acessórios de mesa; e um aumento de 64% nas pesquisas por vasos ou plantas.
Os itens que poderíamos ter escolhido inicialmente para estética antes precisam resistir ao teste de uso prolongado, especialmente para quem trabalha remotamente.
“Peças simples e duráveis têm precedência sobre cores fortes e estampas vibrantes”, disse a designer de interiores Amalia Graziani, do Noor Property Group. “Depois de passar tanto tempo em casa, veremos um conjunto diferente de considerações ao escolher itens. Talvez esse papel de parede com folhas de bananeira não seja tão bom depois de vê-lo todos os dias por alguns meses!”
Caan diz que tendências como “uma sala de lição de casa” e zonas específicas para exercícios estão voltando à moda quando repensamos os layouts. “Estamos pensando muito em como maximizar e utilizar melhor nossos espaços internos, provavelmente mais do que nunca”, diz Caan.
Por fim, as pessoas com áreas externas provavelmente as abraçarão agora e mais do que nunca; como aproveitar ao máximo seu potencial é um interesse crescente entre os amantes da decoração.
“Quando o nevoeiro se dissipar após a pandemia de 2020, embora eu acredite que as pessoas não estejam correndo para locais lotados, elas ainda desejam ter a sensação de poder sair para o barzinho ou partir para o seu lugar favorito.”, disse Keita Turner, presidente e diretora criativa da Keita Turner Design.
Turner também imagina que veremos mais tons de terra por dentro e “tons que imitam a beleza da natureza”. Com as empresas anunciando peças perfeitas para uso interno e externo, as linhas entre as duas seções continuarão embaçadas.
“Os espaços ao ar livre estão definitivamente se tornando mais habitáveis com a introdução de uma decoração ao ar livre mais cuidadosa”, afirma Lance Thomas, do serviço de quarto, diz. Caan também diz que seus clientes parecem especialmente interessados em iluminação e decoração ao ar livre, a fim de criar uma seção ao ar livre mais parecida com extensões de suas casas.
Turner também vê a indústria do design caminhando para “escolhas mais conscientes quando se trata de produzir e comprar decoração “.
É difícil prever exatamente o que está do outro lado desse novo normal, mas as ações e atitudes que mudam no mundo do design são apenas uma maneira de ver essa readaptação refletida.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA