O projeto de lei que prevê convênio com o Governo do Estado de São Paulo para recuperação da vicinal SPA-155/308 em Piracicaba (SP), conhecida como “Estrada da Ceasa”, entrou na pauta da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (16). A sessão vai votar, pela segunda vez, o projeto para autorizar o convênio de R$ 5 milhões por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O trecho de quatro quilômetros da via de acesso liga a Rodovia do Açúcar (SP-308) à Cornélio Pires (SP-155). A justificativa do projeto informa que serão executados obras e serviços de recapeamento e restauração profunda na vicinal, e sinaliza a importância da obra por conta da ampla expansão habitacional e industrial na região, com o surgimento de condomínios, do Parque Automotivo e do Centro Tecnológico.
Aprovado por unanimidade na primeira discussão, as obras com valor desse convênio vão melhorar ainda, segundo a prefeitura, o acesso de permissionários da Ceasa, que vêm de cidades como Rio das Pedras (SP), Saltinho (SP) e Tietê (SP), e também o trajeto para quem precisa chegar ao Hospital Regional, no bairro São Francisco.
Em março, um projeto para recuperação da vicinal fechava convênio com a Casa Civil, também com verba de R$ 5 milhões, foi aprovado pelo legislativo, mas a prefeitura entrou com um segundo projeto fazendo o convênio com o DER. Depois de votado nesta segunda, se aprovado, o projeto segue para a sanção ou veto do prefeito.
Em abril de 2013, comerciantes da Central de Abastecimento (Ceasa) atearam fogo em pneus e interditaram a estrada. Eles reclamavam de buracos e falta de acostamento na via. Na época, a prefeitura afirmou que a estrada era de propriedade do executivo, mas que a manutenção ficava sob responsabilidade das concessionárias. Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que estradas vicinais estão sob administração municipal.
Em junho de 2016, um grupo de comerciantes e membros do Sindicato dos Metalúrgicos bloquearam a estrada e recolheram assinaturas em um abaixo-assinado que reivindicava melhorias na pista.
Em 2017, a EPTV fez uma reportagem mostrando os problemas nessa e em outras vias da região. Na época, a concessionária AB Colinas disse que a rodovia não fazia parte do lote de concessão deles e pelo acordo com o Governo do Estado fazia manutenções de tapa-buracos. Informou também que o asfalto estava todo comprometido e que precisava ser trocado.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA