A Prefeitura de Piracicaba (SP) vai disponibilizar mais nove postos de vacinação contra a gripe neste sábado (21) para conseguir bater a meta de gestantes e crianças, que ainda não foi atingida. Na manhã desta sexta-feira (21), o governo prorrogou a campanha de imunização em todo o estado até o dia 31 de maio. Na região, serão distribuídas mais 72.677 doses, mas a orientação do Ministério da Saúde é que sejam priorizados os municípios que ainda não vacinaram 80% do público-alvo.
De acordo com a administração municipal, não se trata de prorrogação, mas sim de uma decisão do Executivo de realizar mais um dia de vacinação com o foco nas gestantes e crianças que ainda não foram imunizadas. Os novos locais da campanha neste sábado, sendo três unidades de saúde e seis postos volantes, são: UBS Centro, CRAB Vila Rezende, CRAB Piracicamirim, Praça Takaki, Terminal Central, Coop, Jaú Serve, Carrefour e Supermercado Ideal.
Durante a campanha de vacinação contra a gripe, Piracicaba chegou a 64,8 mil doses aplicadas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a cobertura de imunização cobriu 81,19% das pessoas com indicação, exceto gestantes (53,58%) e crianças (72,26%). Outras 10.247 doses foram aplicadas em pessoas com doenças crônicas, que não constam da meta do Ministério da Saúde, totalizando 75.135 doses aplicadas desde o dia 30 de abril.
Morte Na quinta-feira (19), a Vigilância Epidemiológica confirmou a primeira morte por H1N1 no município. O resultado foi enviado pelo Instituto Adolfo Lutz. A paciente, uma mulher entre 50 e 59 anos, morava na região central da cidade e morreu em abril. Outros 14 casos investigados tiveram resultado positivo para o vírus, mas evoluíram para a cura, segundo a Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Saúde afirmou que outras 67 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em investigação e ainda dependem de confirmação laboratorial do Adolfo Lutz. “Entre esses registros, nove pacientes evoluíram para óbito”, apontou a pasta.
Vacinação Na primeira etapa da campanha, que começou no dia 30 de abril, foram vacinadas crianças de seis meses de idade até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos (com mais de 60 anos), indígenas e profissionais de hospitais e unidades de prontos-socorros públicos e privados ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Já a segunda etapa de vacinação começou no dia 9 de maio. Além do primeiro grupo, as doses também foram disponibilizadas para pessoas com doenças crônicas, os demais trabalhadores da saúde e os encarcerados.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA