Por Lucimara Lopes França Pedagoga, professora da E.E.F.M Carlos Drumond de Andrade
Há muito tempo, a escola tem sido convidada a inserir em suas atividades o uso da tecnologia. Muitos cursos foram ofertados, professores e demais funcionários participando, se envolvendo, buscando o aprendizado. No entanto, aprender não é a única forma de inserir. Era preciso bem mais que isso. O investimento na estrutura física se fazia necessário, porém como sabemos, isso não acontece da forma como deveria.
De repente, somos pegos de surpresa, a necessidade de aplicarmos os nossos conhecimentos, ainda que sem a estrutura almejada, nos torna responsáveis por aproximar aluno e escola, de modo que o vínculo seja reestabelecido.
Os desafios são muitos. Listar alunos que têm acesso ou não à internet, criar um ambiente de sala de aula, orientar alunos e pais a acessarem esse ambiente, criar grupos de whatsapp, planejar aulas, gravar vídeos, postar material na sala, acompanhar, corrigir, orientar quem tem dificuldade no uso do ambiente, orientar quem tem dificuldade na resolução das atividades, oferecer atividades diferenciadas a quem não tem acesso à internet, criar estratégias para que estes alunos não fiquem desmotivados e buscar meios para que nós mesmos não fiquemos desmotivados diante de tanto trabalho e o fato de não podermos oferecer a mesma oportunidade a todos os alunos, pela falta de acesso à internet, de um computador ou mesmo um celular.
Outro fator, diz respeito ao tempo. Embora estejamos em home office, temos também outros afazeres que não se limitam somente à nossa vida profissional. Infelizmente, isso não é levado em conta. O atendimento aos alunos não tem hora, as reuniões estão cada vez mais frequentes e mesmo sendo online, demanda tempo. A cada dia, planilhas e mais planilhas nos são apresentadas, solicitação de relatórios e cobrança de devolvermos num curto espaço de tempo, nos sobrecarregando em nossos afazeres que já não são poucos.
Felizmente, mesmo com tantas dificuldades, temos a grata satisfação de contar com a participação dos alunos que se dedicam, se empenham e mesmo com alguns problemas, conseguem realizar as atividades, quer sejam online, quer sejam impressas; o apoio da equipe gestora: direção, coordenação e orientação, imprescindível para a realização do trabalho com os alunos e, finalmente, a compreensão de nossa família, pois nossa casa virou uma extensão da escola. E assim, juntos, vamos minimizamos os prejuízos causados tanto pela pandemia, quando pela falta de investimento na educação.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA