Os corredores preferenciais para ônibus que começaram a ser construídos em Piracicaba (SP), com obras que já interferem no trânsito em dois bairros, deverão reduzir o tempo de viagem dos coletivos em até 20%, segundo cálculo divulgado pela Prefeitura.
O projeto completo prevê a destinação de 31,7 quilômetros de faixas em avenidas de diferentes regiões da cidade para o transporte público. Serão gastos R$ 55,4 milhões.
Os cinco trechos que terão corredores de ônibus ficam na Vila Rezende (8,6 km); no Piracicamirim (7,6 km incluindo a Avenida Alberto Vollet Sachs); entre os bairros Paulista, Jaraguá e São Jorge (5,2 km); e na Pauliceia, com 10,4 quilômetros distribuídos nas avenidas 31 de Março, São Paulo e rua Fernando Lopes.
De todas as faixas previstas, as obras começaram em duas. Uma na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Vila Rezende, e outra na região do Piracicamirim. Segundo a Prefeitura, no primeiro corredor, ao lado do Rio Piracicaba, são realizados serviços de raspagem do asfalto, abertura e escavação de baias de ônibus. Na Dona Francisca intervenção foi iniciada nos últimos dias.
Já no outro trecho as obras também incluem raspagem do pavimento e baias para coletivos, além da marcação de guia na Avenida Piracicamirim. O trecho abrange ainda serviços na Avenida Alberto Vollet Sachs até o terminal de ônibus do bairro (TPI).
Além das faixas para o transporte público, segundo o governo, o pacote prevê outras melhorias para a mobilidade urbana, como “nova sinalização de trânsito, vertical, horizontal e semafórica, modernização dos terminais Central, Piracicamirim, Pauliceia, Vila Sônia, Cecap/Eldorado e São Jorge”, afirma a nota da Prefeitura.
Recursos Dos 55,4 milhões orçados para as obras, R$ 52,6 milhões são financiados pelo programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal. R$ 2,8 milhões são de contrapartida da Prefeitura.
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