O Departamento de Trânsito de Americana (SP) multou na manhã de domingo (7) uma jovem de cerca de 20 anos flagrada jogando Pokémon Go com o celular ao mesmo tempo em que pilotava uma motoneta [motinha ou scooter]. O flagrante que acabou com a caça virtual foi no cruzamento das ruas São Sebastião e Santo Ignácio de Loyola, no bairro Jaguari. O namorado dela, que estava na garupa, também caçava os monstrinhos virtuais que viraram febre mundial.
“Ela estava na posição de caça de Pokémon”, explica o secretário adjunto de Transportes de Americana, João Batista Biagioni, sobre o flagrante feito pelo fiscal na manhã do último domingo, cinco dias depois de o jogo ficar disponível no país. O fiscal contou aos superiores que a jogadora nem teve tempo de desligar o aplicativo quando foi abordada. Na multa (foto acima), o fiscal escreveu: “Utilizando o celular no intuito de caçar Pokémon do aplicativo”.
Multas Pela prática de caça ao Pokémon Go, a motociclista foi autuada em R$ 85,13 e recebeu quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas ela ainda levou uma segunda multa, por conduzir veículo com uma mão só, quando o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) determina que ambas as mãos permaneçam no guidão.
Esta é uma infração grave que vai custar aos bolsos da jogadora R$ 127 e cinco pontos na CNH.“A menina afirmou [quando abordada] que estava caçando o tal bicho”, disse Biagioni. O nome da motociclista não pode ser divulgado.
No total, ela ganhou nove pontos. Biagioni lembra que a jovem poderia ter levado uma terceira multa, caso fosse flagrada com a viseira do capacete levantada.
O jogo Disponível para aparelhos do sistema Android e iOS, “Pokémon Go” utiliza dados do Google Maps para espalhar osmonstrinhos, PokéStops [paradas] e ginásios pelas ruas das cidades.
Os pokémons aparecem pelo mapa, respeitando um nível de raridade e algumas condições geográficas. Monstrinhos de água ficam disponíveis perto de rios, lagos e mares.
A ideia é andar pela cidade para encontrá-los e capturá-los. E para isso, basta arrastar a pokébola que aparece na parte de baixo da tela na direção do pokémon.
Orientação Detran-SP Desde que o jogo foi lançado no Brasil, o Detran-SP lançou um alerta nas redes sociais sobre os perigos de caçar os pokémons enquanto dirigem veículos. O departamento de trânsito lembra que o jogo virtual tem um aviso para que os praticantes não joguem enquanto dirigem carros ou pilotem motocicletas por risco de acidentes.
De acordo com o Detran, dirigir usando o celular é tão perigoso quanto conduzir um veículo sob efeito de bebida alcoólica.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA