A região de Piracicaba (SP) foi reclassificada para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo de retomada gradual da economia. A decisão passa a valer nesta segunda-feira (13) e agora as cidades podem reabrir o comércio e alguns setores de serviços não essenciais, com restrições.
Sexta atualização do Plano São Paulo foi divulgada nesta sexta-feira (10) — Foto: Reprodução
A medida vale, pelo menos, até sexta-feira (17), quando o governo estadual anuncia a avaliação das regiões. Veja como vai ser em cada cidade da região de Piracicaba.
Águas de São Pedro
A Prefeitura de Águas de São Pedro (SP) informou ao G1 que a cidade vai seguir o decreto estadual e avançar para a fase laranja, permitindo a reabertura de comércios considerados não essenciais, com restrições.
Capivari
Em Capivari (SP), a prefeitura também decidiu avançar para a fase laranja. Os estabelecimentos autorizados a funcionar que já tinham a autorização da reabertura anterior podem usar a mesma permissão, sem precisar de nova solicitação. A abertura começa nesta segunda-feira.
O horário de reabertura permanece o mesmo já definido anteriormente: imobiliárias e escritórios podem abrir das 8h às 12h e comércios tidos como não essenciais e concessionárias funcionarão das 12h às 16h. Os essenciais continuam abrindo em horários normais.
Sexta atualização do Plano São Paulo foi divulgada nesta sexta-feira (10) e todos os 56 municípios do Oeste Paulista, vinculados aos DRSs de Presidente Prudente e de Marília, deixaram a fase vermelha e passaram para a fase laranja — Foto: Reprodução
Charqueada
A Secretaria de Saúde de Charqueada (SP) informou que o comitê responsável pelas ações da Covid-19 vai se reunir nesta segunda-feira para avaliar a situação do município e decidir se avança para a fase 2 ou permanece na primeira.
Cordeirópolis
A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) informou que a cidade vai avançar para a fase laranja.
Elias Fausto
Em Elias Fausto (SP), a prefeitura informou que a cidade também vai avançar para a fase laranja.
Engenheiro Coelho
A Prefeitura de Engenheiro Coelho (SP) disse que até esta terça-feira (14) a cidade permanece na fase vermelha, na qual apenas atividades essenciais estão permitidas.
Depois disso, a Saúde vai avaliar a situação do município e decidir se avança ou permanece na primeira fase.
Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus, em Limeira — Foto: Eduardo Zanzirolamo/ Prefeitura de Limeira
Limeira
Limeira informou que vai seguir a atualização do governo estadual e avançar para a fase laranja a partir de segunda-feira. De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos autorizados a funcionar com 20% da capacidade são escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias de veículos.
Serão permitidas quatro horas diárias todos os dias, dentro do período das 9h às 18h. Os estabelecimentos devem afixar na entrada o certificado de funcionamento.
“Apesar da liberação do comércio, consumidores e comerciantes deverão ficar atentos às regras sanitárias – o uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel são obrigatórios. As quatro horas de funcionamento são determinadas pelo governo de Estado de São Paulo”, diz a nota oficial.
Mombuca
A Prefeitura de Mombuca (SP) informou que a cidade também vai avançar para a fase laranja, conforme o decreto estadual permite.
Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba informou que não vai seguir a orientação e manter a determinação para que os comércios não essenciais sigam fechados.
Além disso, a prefeitura anunciou que, a partir da próxima quinta-feira (15), vai proibir a venda e distribuição de bebidas alcoólicas, a partir das 18h, em todos os estabelecimentos comerciais, com atividades essenciais ou não, tanto para compra direta como para delivery.
A decisão foi tomada por um comitê formado pela prefeitura para ações de combate à pandemia do novo coronavírus, em reunião na tarde desta sexta-feira (10), e é baseada nos números de casos da doença, que têm aumentado no município.
Nesta sexta-feira (10), foram confirmados mais 171 casos e seis óbitos, totalizando 4.230 casos e 120 óbitos. Há um mês, em 10 de junho, foram 23 casos confirmados em 24 horas, nenhum óbito no dia, total de 1.103 casos confirmados e 43 óbitos.
Centro de Triagem do Coronavírus, em Piracicaba — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Rafard
Em Rafard (SP), a prefeitura informou que ainda estava avaliando a situação da cidade e não ainda não decidiu se vai seguir para a segunda fase ou não.
São Pedro
Em São Pedro (SP), a prefeitura decidiu avançar para a fase laranja. De acordo com a administração, as autorizações emitidas anteriormente, quando a cidade esteve nesta fase, voltam a valer e os estabelecimentos que estão entre as categorias permitidas, podem voltar a funcionar com as restrições anteriores.
Cosmópolis, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, apesar de fazerem parte da área de cobertura do G1 Piracicaba, são do Departamento Regional de Saúde de Campinas, que permanece na fase vermelha.
As prefeituras de Iracemápolis, Ipeúna, Rio das Pedras e Saltinho não informaram se vão aumentar a flexibilização ou se manter na fase vermelha.
Com a reclassificação na fase laranja, as cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba podem reabrir cinco áreas comerciais e manter o funcionamento das que já estavam autorizadas. São elas:
Nesta fase, permanecem fechados: espaços públicos; bares, restaurantes e similares; salão de beleza; academias; teatro e cinema; eventos com aglomerações, incluindo os esportivos; educação: retomada de aulas presenciais não tem previsão; transporte: retorno da capacidade total das frotas segue sem previsão.
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, como taxa de ocupação de UTIs, total de leitos a cada 100 mil habitantes, dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.
As fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período.
O governo estadual explica que uma região só pode passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA