Verificar as obras necessárias na Rodovia ‘Geraldo de Barros’ (SP-304) para aumentar a segurança da via, que foi concedida e recebe tráfego de mais de 12 mil veículos por dia, será um dos primeiros compromissos do novo diretor-geral da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Roberto Persoli. Ele também deverá definir com a Concessionária Eixo, a localização do pedágio na SP-308, Rodovia ‘Hermínio Petrin’, entre Piracicaba e Charqueada (SP). Persoli é ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem S.A. (Dersa). Foi indicado pelo governador João Doria (PSDB) para assumir a Artesp e foi aprovado para o cargo, nesta segunda-feira (22), pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo. Interinamente, estava na função Renata Dantas, que participou de reuniões virtuais com autoridades da cidade para discutir a localização do pedágio na SP-308, um dos pontos mais polêmicos na Região do maior Plano de Concessão de Rodovias do País. Chamado ‘Pipa (Piracicaba-Panorama)’, foram concedidos mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias. Foi o deputado Roberto Morais (Cidadania), que após a votação fez o convite para o novo diretor-geral conhecer pessoalmente as demandas da Região. “Ele confirmou que um dos seus primeiros compromissos após assumir o cargo será visitar Piracicaba. O objetivo é que ele conheça algumas demandas que não estão na concessão e também esclareça dúvidas sobre os projetos que serão realizados pela Concessionária”, disse. Demandas à Artesp Entre as obras que começam a ser discutidas na cidade e que mais causarão impacto no trânsito da SP-304 estão os fechamentos de duas rotatórias, uma localizada no distrito de Santa Teresinha e outra, no bairro Balbo. “Há um aumento considerável de residências nas áreas dos bairros próximos a esses acessos, dos dois lados da rodovia, que é duplicada. São necessárias intervenções para garantir a segurança dos usuários”, comentou Morais. De acordo com o deputado, para fechar a rotatória de Santa Teresinha deverá ser construído mais um viaduto, que garanta o retorno para quem vai do bairro para a cidade. “Remodelar esse acesso que só tem um viaduto e encerra de forma abrupta a pista dupla, sentido Piracicaba, é fundamental”, comentou. Quanto à rotatória da Balbo, que teve redução de acidentes após a instalação de radares e proibição da conversão para o bairro Vale do Sol direto pela pista – os motoristas agora devem fazer o retorno na entrada do bairro Parque Piracicaba. “Nesse local, o que se deve discutir é se o acesso será por viaduto ou subterrâneo”, disse. Sobre o pedágio na SP-308, Morais disse que os estudos foram feitos pela concessionária e Artesp. Ainda não foi revelada qual será a decisão, mas o deputado ressaltou que no ponto onde estava previsto, o quilômetro 180, mais 400 metros, praticamente está descartado. “Se for colocado nesse trecho, muitos veículos e caminhões pesados vão desviar do pedágio pelo bairro Santana, prejudicando todo o asfalto e a comunidade. Também não considero correto a praça ser em um local que divide o município, como é a proposta da instalação no quilômetro 187. Bairros de Charqueada (SP), como o Tabela, serão isolados”, comentou. “Vamos cobrar dele essa agenda o mais breve possível e nos preparar para recebê-lo, junto a outras lideranças, atuando como sempre, pelo benefício da população”, finalizou o deputado. Concessão O contrato de concessão passou a vigorar no dia 8 de junho e tem validade por 30 anos. Nesta segunda-feira, equipes de limpeza puderam ser vistas na SP-304. Para que as praças de pedágio sejam instaladas, a empresa precisa concluir serviços de manutenção e outras obrigações do trecho concedido. Pode acontecer neste ano, a depender da velocidade do cumprimento dessas exigências.