Fase amarela também permite consumo em estabelecimentos de alimentação.
A região de Piracicaba (SP) retornou nesta segunda-feira (4) para a fase amarela do Plano São Paulo, que estabelece critérios para definir os serviços que podem funcionar durante a quarentena para prevenção do novo coronavírus. As cidades permaneceram na fase vermelha, a mais restritiva, entre 1º e 3 de janeiro, como medida para tentar controlar o aumento dos casos. (Veja as regras abaixo).
Donos de bares, restaurantes e lanchonete chegaram a fazer um pedido à Prefeitura de Piracicaba para que pudessem abrir os estabelecimentos, mas a administração informou que manteria as restrições previstas no Plano São Paulo.
Já Águas de São Pedro ignorou a determinação do governo estadual e permitiu a abertura do comércio.
Com a volta para a fase amarela, restaurantes podem funcionar com consumo local até as 22h, mas com venda de bebida alcóolica proibida após as 20h. Já os bares deverão fechar até 20h também.
Antes da fase vermelha no Ano Novo, a região também ficou por três dias durante o Natal na fase mais restritiva.
As regras para a fase amarela
A capacidade máxima nos estabelecimentos é de 40% – exceção é nas academias, com 30%. Shoppings, galerias e comércios podem funcionar por até 12 horas por dia, com fechamento até 22h. Bares podem funcionar por 10 horas diárias, abrindo após as 6h e encerrando o atendimento presencial até as 20h. Tolerância vai até 22h. Restaurantes e lojas de conveniência de postos de combustíveis em perímetro urbano podem abrir após as 6h e deverão fechar às 22h, com tolerância até meia-noite. O tempo total de funcionamento também não pode passar de 10 horas. Em estabelecimentos que possuem as duas classificações como bar e restaurante, prevalece a classificação de restaurante, com horário de funcionamento entre 6h e 22h. Não pode haver espera ou fila, para evitar aglomerações. Bares e restaurantes: a permanência de clientes em pé está proibida. Cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro e é obrigatória aferição de temperatura e acesso a álcool em gel. Lojas de conveniência: clientes podem permanecer em pé, mas devem seguir as demais normas e horários dos restaurantes. Regras e protocolos sanitários devem continuar sendo seguidos.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA