Decorar a casa é uma aventura e tanto. É nesse momento que seus gostos pessoais serão impressos nas paredes, móveis e finalmente você irá ver sua casa transformar-se em lar. Cores mais alegres para os quartos das crianças, papel de parede no quarto do casal, objetos que deixarão a sala de estar mais ampla ou até mesmo um azulejo diferente para a cozinha. São tantos detalhes que, por vezes, costumamos errar sem nem mesmo perceber. Garanta harmonia entre os itens escolhidos e aprenda sobre decoração sem sair de casa!

Inovar na decoração não é uma tarefa fácil, então, para ter um resultado final surpreendente, o arquiteto Rafael Sera, da Master House, listou cinco dicas para te ajudar na missão:

Excesso de informação

É permitido mesclar um tapete de estampa de onça com uma cortina veneziana, mas cuidado, conservar estilos completamente distintos num mesmo ambiente pode arruinar a sua decoração. Quanto mais elementos estiverem dispostos no ambiente maior a impressão de bagunça surgirá. A melhor opção é utilizar apenas itens essenciais.

Cores

Apesar de muitas pessoas apostarem em tons neutros por serem muito elegantes, o excesso de tons sóbrios pode também dar um aspecto tedioso. Invista em cores que quebrem, mesmo que minimamente, este aspecto.

Móveis para não errar na decoração

É recomendado utilizar móveis que possuam tamanho menor para que os ambientes tenham a aparência de espaçosos, além de ser mais fácil manter a organização.

Tapete e carpete

Para não errar na decoração evite que o tapete seja maior que a área a qual foi feito para delimitar – um carpete possui essa função já que este é fixado no rodapé.

Itens da moda

Alguns itens são sazonais: existem épocas para eles. O que provavelmente está em moda agora pode destoar e até mesmo deixar o seu ambiente cafona daqui a alguns anos. É preciso fazer uma reciclagem desses objetos de tempos em tempos.

Inspire-se nestes ambientes!