Mesmo quando pequenina, a sacada pode ser utilizada para cultivar ervas e árvores frutíferas. O resultado é um pomar urbano delicioso!

Por Yara Lombardi – 21/09/2017
Pomar urbano, decoração, jardins, sacadas

Fotos: Fernando Almeida/Divulgação

Apartamentos sofrem com a menor incidência de luz solar, fato que compromete e muito, o desenvolvimento das hortinhas e das árvores frutíferas. Sendo assim, a saída é utilizar a sacada para cultivar ervas e hortaliças. De quebra, é possível transformar o ambiente num local relaxante e bastante acolhedor, como um verdadeiro pomar urbano. Selecionamos dois projetos elaborados em apartamentos de pequena metragem para você se inspirar.

Pomar urbano, decoração, jardins, sacadas

Toque japonês

Mais do que elaborar uma hortinha para o dia a dia, a paisagista Tanja Ruppert, de São Paulo (SP), decidiu fazer do ambiente um espaço de meditação. Para isso, a antiga sacada deu lugar a um jardim japonês. “Forramos o piso com manta bidim. Na parte do gramado, colocamos argila e depois placas de grama coreana. Instalamos cruzetas de madeira para conter a grama e delimitar a área do jardim”, conta a profissional.

Pomar urbano, decoração, jardins, sacadas

Bom pra cachorro

A família possui um cachorro que adora comer as plantinhas do jardim. Por causa disso, a paisagista consultou uma médica veterinária e optou por ervas que não fizessem mal para o cão. As escolhidas fora manjericão, alecrim, erva-doce, camomila e capim-santo.

Pomar urbano, decoração, jardins, sacadas