Uma ótima maneira de não errar a mão na hora de decorar é optar por um tom que se sobressai no ambiente, como o branco ou o marrom. Além de deixar o espaço mais harmônico, esse truque permite ousar mais nos objetos decorativos e também em alguns revestimentos pontuais. Confira a seguir duas cozinhas, uma clara e outra escura, que seguem essa mesma ideia!

Projetos: NOP Arquitetura, Niterói – RJ

Toque rústico

Nesta cozinha de apenas 5,70m², os arquitetos Philippe Nunes, Livia Ornellas e Patrícia Pfeil, do NOP Arquitetura, optaram por utilizar uma linguagem mais moderna, porém com umtoque de rusticidade que pode ser observado, principalmente, no porcelanato com desenho geométrico que remete a azulejaria moderna clássica e as plantas utilizadas na decoração.

Cozinha, plantas, decoração

A cozinha parece maior!

Algumas medidas foram tomadas para dar sensação de amplitude ao ambiente, como a escolha do piso de porcelanato amadeirado com colocação no sentido do corredor da cozinha. Além disso, cada detalhe foi muito bem planejado antes da elaboração do projeto, como explicam os profissionais: “Quando temos uma cozinha pequena, cada centímetro é precioso. Nesse caso, optamos sempre por marcenaria onde temos um aproveitamento total do espaço”

“Neste projeto lançamos mão de pequenas prateleiras para guardar os pequenos itens de uso diário. Isso ajuda a organizar e deixar o espaço mais funcional”, indicam os arquitetos

Requinte em poucos metros!

Cozinha, plantas, decoração

Cores escuras não são proibidas para ambientes pequenos. Prova disso é esta cozinha de apenas 5,50m², projetada para uma família de três pessoas, que possui amplitude e é sinônimo de sofisticação. “Como os clientes optaram pelos tons escuros, e o ambiente já era reduzido, decidimos abrir a parede e trazer a amplitude da sala para a cozinha, de forma que os espelhos da sala participassem do espaço”, comentam os arquitetos Philippe Nunes, Livia Ornellas e Patrícia Pfeil, do NOP Arquitetura

Cozinha, plantas, decoração