Brincar é parte fundamental da infância. É uma fase tão importante que é garantida por lei. O princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959, estabelece: toda criança tem direito ao lazer infantil.
“É através da brincadeira que a criança experimenta situações, expressa sentimentos e desenvolve a imaginação. A criança que brinca mais será mais esperta no futuro”, garante a psicopedagoga Claudia Martins. Os adultos podem ou não estar presentes nesses momentos de descontração. “É fundamental que a criança tenha convivência com colegas da mesma idade, mas também que os pais brinquem com seus filhos”, diz Claudia. Confira o tipo de brinquedo recomendado para cada idade e 12 sugestões de brincadeiras para fazer em casa com seus filhos:
A brincadeira consiste em tentar encostar nos outros participantes e descobrir quem é pelo tato. Se a pessoa é descoberta, é a próxima “cabra cega”.
Pular corda é uma ótima atividade física. Além da maneira tradicional (passar a corda por debaixo dos pés) existem cantigas com desafios como “pule num pé só”, “rode”, “fuja da corda”.
Correr dentro de sacos costuma ser uma brincadeira bem divertida que exige agilidade e coordenação. É preciso determinar a partida e a chegada.
Para brincar, basta ter cadeiras (ou banquinhos) em um número menor do que as crianças. Coloque uma música para tocar, ou faça um barulho, quando o som cessar, as crianças devem garantir uma cadeira para sentar. Quem ficar por último ganha.
O vencedor do jogo é aquele que chega antes na linha final e ainda com o limão em cima da colher.
Faça desenhos no chão, em cima da cama ou sofá usando fita crepe. Brincar de carrinho ficará muito mais divertido!
Faça círculos no chão com fita crepe, como um alvo, e desafie sua família a jogar a bolinha o mais perto possível do meio.
Com dois pratinhos de festa infantil, dois palitos de sorvete e um balão se faz um jogo de ping-pong em câmera lenta.
Transforme a escada da sua casa em um escorregador usando uma grande caixa de papelão. Supervisionise a brincadeira para evitar acidentes.
O corredor da sua casa pode virar uma parede de lasers. O objetivo da brincadeira é desviar dos “lasers” sem tocá-los com o corpo.
Acampar em casa pode ser divertido para crianças de todas as idades. Vale fazer montar uma barraca de verdade ou fazer cabaninhas com lençois e fogueira de lanternas.
Brincar de “quem sou eu” é sempre divertido. Você vai precisar de um grupos de pessoas. Todos os participantes escrevem secretamente o nome de um personagem famoso em uma etiqueta. As etiquetas são coladas na testa dos jogadores sem que eles vejam o que está escrito. O objetivo é descobrir quem você é. A cada rodada um participante tem o direito a uma pergunta de resposta “sim” ou “não”. Vencem os três primeiros a descobrir quem são.
(19) 9 9795-5106
(19) 9 9795-3738
RÁDIO92.COM.BR | Administrado por : PIRA BYTE INFORMÁTICA